quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A internet e o golpe da mídia


Durante ciclo de palestras jornalistas discutiram o papel da mídia e a influência da grande rede para o fim do monopólio das grandes empresas

Por Guilherme Araújo e Mariana Laboissiére


Feeds, Rss, link, post. Palavras como essas viraram jargões do jornalismo feito em blogs. Esses espaços ainda são mistério para muitas pessoas. No entanto, cada vez mais profissionais se vêem obrigados a acompanhar as novas tendências. Esse é o caso do jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim, um dos cindo profissionais convidados pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iebs) e pela Escola Livre de Jornalismo para discutir o papel das novas mídias no séc. XXI. As apresentações aconteceram entre os dias 26 a 30 de outubro.

Mais de 400 pessoas puderam assistir à palestra de Paulo Henrique Amorim no auditório do Iesb. Ele foi o primeiro a discursar. A maratona de palestras traria nos dias seguintes Luiz Carlos Azenha, Luiz Nassif, Rodrigo Vianna e Marco Weissheimer.

Paulo Henrique Amorim iniciou sua fala sobre a importância de leitores e telespectadores fazerem critica por meio dos blogs. “Saímos do domínio das três famílias do PIG [Partido da Imprensa Golpista]”, disse. “Antes eram os Marinho, os Fria e os Mesquita quem designavam o que era notícia no Brasil. Agora é diferente”, reiterou.

Ao longo de sua palestra, Amorim afirmou que a grande imprensa manipula informações para favorecer interesses próprios e acusou o PIG de ter catalisado crises no Brasil. Entre elas, ele citou a do Enem, a de Honduras e a do Senado. “O Estadão descobriu só agora que o Sarney é o Sarney”, ironizou. “Temos que estar atentos, pois esse partido mente e frauda”, alertou.

Foi com o intuito de enfrentar e denunciar a “imprensa golpista” que Paulo Henrique Amorim criou o blog “Conversa Afiada”. O jornalista falou sobre a sua trajetória na produção independente. “A minha página foi ganhando leitores e hoje tem mais acessos que o site da revista Veja”, lembrou. “Uma das armas no meu blog são os informantes não remunerados. Eles são responsáveis por 30% de todo conteúdo”, concluiu.

Ao final de seu discurso, Amorim explicou a importância da internet e dos blogs no combate a corrupção da mídia. “Vamos enfrentar a imprensa golpista com essa ferramenta poderosa, pois só assim quebraremos o monopólio”, enfatizou.


Confira abaixo um trecho da palestra do Paulo Henrique Amorim:

A História se repete

Assim como Paulo Henrique Amorim, o jornalista Luiz Carlos Azenha aproveitou o púlpito montado no Iesb para protestar. Ele foi o segundo jornalista a se apresentar em ocasião do ciclo de palestras.


Em sua palestra, Azenha criticou a imprensa, alegando que ela escolhe o que é notícia de acordo com seus interesses. “Tudo é partidário”, afirmou. “A mídia escolhe alguns escândalos que prejudicam determinados grupos políticos. Eles têm interesses econômicos e acabam usando o noticiário para defender sua própria empresa”, relatou. Para ilustrar o discurso, o jornalista citou o caso envolvendo a ministra da Casa Civil Dilma Russeff e a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira.

“Vi o Mundo” é o nome do blog de Azenha. Segundo ele, a iniciativa de criação se deu após o “Escândalo das Ambulâncias”, em 2006. “A mídia não divulgou nada sobre o assunto, então decidi eu mesmo publicar na minha página”, explicou. “80% das ambulâncias eram superfaturadas e o caso teve participação do ex-ministro da Saúde, Humberto Costa”, justificou.

O jornalista, que passou por grandes redações e foi correspondente da extinta Rede Manchete e do SBT, disse que no futuro pretende se dedicar exclusivamente ao blog. Ele afirma que vê um grande futuro para o jornalismo feito na internet, no entanto, não acredita que os jornais convencionais venham a acabar. “O que vai mudar nesse enredo é o papel dos jornais e dos jornalistas".

Nenhum comentário: